A Educação Infantil é um tempo e espaço privilegiado no qual ocorrem às buscas, as intervenções, questionamentos, aproximações com o mundo.  A prática pedagógica da Educação Infantil torna o ato de brincar, refletir, fazer e representar uma oportunidade para aprimorar conhecimentos, hábitos e valores construídos socialmente.

 

O(a) professor(a) exerce a função de mediador que transforma as finalidades educativas em metas e planos de ação, num ambiente alegre, afetuoso, dinâmico, lúdico e desafiador.

 

Além de cuidar com extremo zelo das crianças, os(as) professores(as) desenvolvem projetos que estimulam a aprendizagem em todas as linguagens. Os projetos de trabalho contemplam inúmeras experiências que, articuladas por meio de interações e brincadeiras, possibilitam às crianças a apropriação de diferentes linguagens e saberes. Nesse sentido, o papel do professor é observar e escutar atentamente a criança para articular a experiência infantil aos conhecimentos sistematizados pela humanidade (currículo). Essa articulação acontece por meio de uma relação de protagonismo compartilhado entre professor(a) e crianças, construídas a partir das observações, dos questionamentos, das trocas de experiência e do diálogo constante.

 

         O currículo da Educação Infantil é organizado a partir de diferentes linguagens que levam a criança a explorar e compreender o mundo:

  

 

 

Linguagem

oral e escrita

 

A Linguagem Oral e Escrita prioriza o desenvolvimento das habilidades comunicativas: fala, escuta, escrita e leitura; envolvendo a língua materna e a língua inglesa a partir da EI II.Ênfase nas experiências da fala, escuta, linguagem e pensamento e aproximações iniciais com o mundo da leitura e escrita. O desenho é explorado também como um meio de comunicação, assim as crianças são estimuladas a criar desenhos progressivamente mais detalhados. A aprendizagem da Língua Inglesa acontece de maneira lúdica a partir da EI  II. Nas aulas as crianças são estimuladas a falar na língua estrangeira, contar histórias, dramatizar… Os registros são realizados como comunicação e como um mecanismo de auxílio à memória.
 Linguagem daArte A Linguagem da Arte envolve as experiências com os traços, sons, cores e imagens. Por meio dessa linguagem as crianças demonstram sua expressividade, estimuladas a desenvolver a linguagem cênica, plástica e musical. Recriando o mundo por meio da arte! Envolve vivências propostas pela professora titular e aulas de Música com uma professora especializada.
 Linguagemdo

movimento

A linguagem do movimento está presente no dia a dia das crianças a partir das experiências com o corpo, gestos e movimentos. Por meio de interações e brincadeiras as crianças desenvolvem a psicomotricidade ampla: saltar, correr, andar com ou sem obstáculos e também a psicomotricidade fina.Envolve desafios propostos pela professora titular e aulas de educação física a partir da EI III.
Linguagem da natureza e sociedade

 

Na linguagem da natureza e sociedade as crianças desenvolvem experiências envolvendo o estudo do meio ambiente da localidade, a educação ambiental, relações com natureza e sociedade. A partir dessas experiências as crianças constroem as primeiras conceituações científicas sobre relações de tempo e espaço; convivência, identidade das crianças, dando ênfase ao campo de experiências o “Eu, o outro, e o nós”.
  Linguagem

matemática

 

A matemática faz parte do dia a dia das crianças da Educação Infantil e é explorada em diferentes situações de aprendizagem que potencializam as experiências com espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, bem como as primeiras construções do número e do numeral; situações concretas de medidas e interpretações, e, vivências de situações problemas matemáticos.