ENSINO FUNDAMENTAL I 

Os estudantes do Ensino Fundamental I, de 6 anos a 10 anos, estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento, que repercutem em suas relações com o mundo e com os outros. A maior desenvoltura e a maior autonomia nos movimentos e deslocamentos ampliam suas interações com o espaço; o desenvolvimento da linguagem permite reconstruir, pela memória, as suas ações e descrevê-las, bem como planejá-las; a afirmação de sua identidade em relação ao coletivo no qual se inserem repercute em novas formas de exercício da cidadania e de comprometimento esse coletivo, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e valorização das diferenças.

Nessa etapa, os estudantes se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas. As vivências dos estudantes em seus contextos imediatos, suas heranças e memórias, seu pertencimento a um grupo, sua interação com os meios de comunicação e outros equipamentos tecnológicos são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas, cabendo à escola estimular questionamentos sobre processos pessoais, naturais e sociais. O estímulo ao pensamento criativo e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de interagir com uma gama mais ampla de produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, favorece posicionamentos críticos frente a questões gerais do seu ambiente natural e da vida social.

Essas características dos estudantes demandam um trabalho no ambiente escolar que se organize em torno dos interesses manifestos pelas crianças, de suas vivências mais imediatas para que, a partir delas, se possa expandir o repertório de suas práticas culturais com a incorporação de outros elementos, advindos dos conhecimentos sistematizados pelas diferentes áreas de conhecimento.

O processo pedagógico do Ensino Fundamental I apresenta o Currículo Integrado que se organiza num Programa de Aprendizagem de cada trimestre, e contempla o projeto de aprendizagem que possui um mapa que contempla as diferentes áreas do conhecimento dialogando e os questionamentos dos estudantes acerca do tema geral a ser estudado, defendendo assim o protagonismo deles no processo ensino e aprendizagem.

O processo educativo visa desenvolver o aspecto cognitivo, afetivo, e psicomotor dos estudantes, além de promover a formação moral, ética e cidadã, a cultura, o aprendizado social e a construção do conhecimento nas diferentes áreas. O(a) professor (a) exerce papel de mediador, incentivando e estimulando a curiosidade das crianças a favor da busca do conhecimento científico. Contempla uma professora titular que atua nas áreas do conhecimento das Ciências Humanas, Ciências Naturais, nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Arte. E professores especialistas que atuam nas disciplinas de Língua Inglesa, Língua Espanhola, Música e Educação Física.

Apresenta o material didático da Editora Somos: um livro de Português; um de Matemática; um de Espanhol e um de Inglês. No 4º ano há mais um livro de História de Santa Catarina. E no 5º ano mais um livro de Ciências.

O Ensino Fundamental I também tem acesso ao Portal Educacional do grupo Positivo com muitas possibilidades tecnológicas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

Nível de ensino recheado de muitos eventos/momentos/projetos tais como: Família na escola; Gincanas; Homenagem às mães; Homenagem aos pais; Ciclos com ênfase na Educação Científica, Educação para Sensibilidade e Educação Crítica Cidadão; Projeto da Leitura entre outros.

Objetivos Gerais do Ensino Fundamental I

  • Desenvolver a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
  • Desenvolver a capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
  • Desenvolver a capacidade de compreender o ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  • Desenvolver a capacidade de utilizar as diferentes linguagens —  verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
  • Desenvolver a capacidade de questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica,selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
  • Desenvolver a capacidade de conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
  • Desenvolver hábitos de estudo, de organização pessoal, de conduta autodisciplinada e atitudes favoráveis ao trabalho cooperativo, com vistas a uma trajetória bem sucedida.
  • Estimular a criança a assumir responsabilidades, compreendendo seus direitos e deveres, como forma de favorecer uma inserção produtiva em sua comunidade imediata.
  • Incentivar a criança a fazer opções cada vez mais adequadas, em diferentes situações da vida.
  • Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

 

ENSINO FUNDAMENTAL II 

 

Nível de ensino que apresenta um professor por disciplina. Os estudantes desse nível já conseguem aprender melhor com a diversidade de educadores e de disciplinas. Séries que intensificam a formação integral do aluno, incentivam ainda mais o estudo em casa, priorizam o hábito da leitura, o raciocínio lógico, a visão de mundo, a criticidade, a cultura, o aprendizado social e a construção de valores humanos.

Apresenta o material didático do Positivo: apostila de todas disciplinas e dois cadernos de atividades (um de Matemática e outro de Língua Portuguesa); e também utilizam o Livro didático de Inglês da Oxford.

Os estudantes do Ensino Fundamental II também têm acesso ao Portal Educacional do grupo Positivo com muitas ferramentas tecnológicas para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

O Ensino Fundamental II apresenta diferentes projetos no ano letivo: Projeto Família na Escola; Expojogos, Expomusic, Viagens de Estudos, Ciclos com ênfase na Educação Científica, Educação para Sensibilidade e Educação Crítica Cidadão, Campanhas Solidárias, Projeto da Leitura…enfim diferentes eventos/momentos/projetos que visam a formação integral dos estudantes.

Objetivos Gerais do Ensino Fundamental II

  • Promover uma educação com base no conhecimento científico, na cultura humana, na tecnologia, nas práticas sociais, nos valores humanos.
  • Viabilizar a compreensão do ambiente natural e social, os sistemas políticos e econômicos.
  • Desenvolver habilidades e atitudes que estimulem a aprendizagem, com maior valor do conhecimento.
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades sócio emocionais, a determinação na busca dos objetivos.
  • Promover o desenvolvimento da consciência crítica, com vistas à compreensão do papel do homem e da  mulher, das instituições e da sociedade, na construção de uma vida melhor.
  • Possibilitar a construção da autonomia, de relações democráticas, do trabalho solidário, do trabalho em equipe, da consciência ambiental e do desenvolvimento com justiça social.
  • Desenvolver a valorização sociocultural brasileira, opondo-se a quaisquer formas de preconceito e construindo uma identificação com o país, sentindo-se parte dele.
  • Conscientizar sobre o corpo e hábitos saudáveis.
  • Promover a utilização de diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para a construção de conhecimentos.
  • Propor diferentes linguagens como meio de expressão e comunicação.
  • Desenvolver visão e atitudes de inserção do homem ao meio ambiente, como sujeito partícipe dele e comprometido com sua preservação e qualidade, buscando a universalização da qualidade de vida de todos os seres da natureza.