METAS

• Elevar ainda mais a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do Colégio Exponencial.
  • Envolver o estudante num processo de desenvolvimento da autonomia para a vida; de atuação cidadã; e de construção de um mundo sustentável.
  • Construir consciência coletiva de que o estudo é um processo que depende da ação conjunta de professores, estudantes e pais.

EIXOS DA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA

• Ressignificar a Gestão Pedagógica, envolvendo o universo docente e discente, sendo ela uma ação colaborativa entre coordenação, docentes regentes e demais professores.
  • Aprimorar o processo de mediação docente no desenvolvimento das aulas, com transformação da visão de professor e estudantes, a partir de exercícios concretos de práticas mediadoras.

AÇÕES PRIORITÁRIAS

• Acompanhar de forma sistemática a postura dos estudantes do EF II e EM, a partir de um quadro de indicadores comum a todas as disciplinas.
  • Aprimorar o processo avaliativo, utilizando um conjunto de indicadores de avaliação, por área de conhecimento/ linguagens, no EF I e Ed. Infantil, que permita orientar tanto as ações docentes, quanto discentes e aos familiares.
  • Organizar os professores por área e ou ano escolar, para propor e desenvolver projetos, definir e desenvolver ações pedagógicas e atividades educativas, tomar decisões para o desenvolvimento da educação no Exponencial.
  • Promover o diálogo pedagógico entre professores e os pais, tornando mais claro o trabalho a ser desenvolvido e o papel da família para contribuir na melhor formação dos estudantes.
  • Aprimorar e praticar os referenciais de exigência de cada área de conhecimento, ou disciplina, tanto no que consiste ao conhecimento e às habilidades, quanto à persistência da busca, mesmo diante das adversidades.
  • Desenvolver o protagonismo nos estudantes de forma que se tornem cada vez mais ativos do seu processo de aprendizagem.
  • Fazer do tempo da aula um tempo de estudo dos alunos, com envolvimento permanente do professor e do aluno.