Colégio Exponencial

Niveis de Ensino

Ensino Médio

Este nível de ensino, que tem a missão de consolidar a formação básica, se constitui no espaço e tempo onde os estudantes buscam definições para o seu futuro, no tocante ao trabalho e a tudo o que diz respeito à vida individual e à cidadania.

O trabalho educativo deve permitir que o corpo discente:

1. Consolide valores, em que tenham ênfase, a postura e prática éticas; o respeito às diferenças pessoais e sociais; a solidariedade e a competição saudável.
2. Desenvolva a capacidade de comunicação oral, escrita, corporal e plástica.
3. Seja leitor de livros, revistas, jornais, nas diferentes áreas do conhecimento e elaborem relatórios e trabalhos de pesquisa.
4. Desenvolva a autonomia no processo de estudo e mais, construa postura de que capacitação-qualificação deve ser um processo permanente ao longo de toda a vida.
5. Desenvolva a visão de conjunto, relacionando os diferentes conhecimentos, interpretando-os e identificando inclusive os interesses de grupos sociais, quando for o caso.
6. Domine os fundamentos nas diferentes áreas do conhecimento, pautado por critérios de relevância social, histórica e cultural.
7. Domine os fundamentos (leitura, escrita, produção de textos e análise linguística), em pelo menos uma língua estrangeira moderna.
8. Desenvolva noções básicas da informática trabalhando com textos, tabelas, gráficos, desenhos, planilhas, fórmulas e padrões matemáticos, bem como, utilizando os recursos disponíveis.
9. Conheça aspectos importantes dos ordenamentos legais, particularmente os relativos à legislação trabalhista e previdenciária, direitos do consumidor, legislação tributária, legislação civil e penal, código de trânsito, estatuto da micro e pequena empresa, legislação comercial, legislação ambiental, através de palestras com profissionais especializados.
10. Desenvolva a capacidade de analisar e resolver problemas, propondo diferentes alternativas de solução.
11. Desenvolva consciência ambiental e consolide práticas compatíveis com a preservação e harmonização do meio ambiente.
12. Aprenda a organizar-se, dividir tarefas, desenvolver atividades em equipe, bem como, participar de processos abertos de avaliação participativa.
13. Desenvolva hábitos de uma vida saudável, praticando exercícios físicos e esportivos, hábitos alimentares adequados, tendo postura clara em relação a drogas lícitas e ilícitas, cultuando valores humanos e sociais que reforcem o bem-estar físico, mental e espiritual.
14. Conceba, defenda e construa relações democráticas nos espaços de convivência, na sala de aula, na escola, na família na sociedade, aprendendo a respeitar as diferenças e as regras coletivas.
15. Conheça fundamentos de economia pessoal, familiar e projete perspectivas financeiras.
16. Desenvolva a capacidade de pesquisar, elaborando relatórios e trabalhos.
17. Instigue no aluno a busca de uma independência financeira a partir de estudos e palestras sobre finanças, permitindo melhor organização do orçamento pessoal.

parceiros

Colégio Exponencial