Publicado em 29.11.2018 - Notícias - Sem comentários

Os estudantes do 9º ano têm a oportunidade de estudar e imergir no mundo da 7ª Arte – Cinema, com conhecimentos teóricos e práticos no projeto Cinema na Escola. Eles aceitaram o desafio da aula de Arte e produziram filmes dos mais variados gêneros. A dedicação culminou com a entrega do Oscar à melhor produção, que foi avaliada por uma banca de três profissionais.

Segundo a professora de Arte, Jaqueline Werlang, responsável pelo projeto, os alunos vão construindo ideias de como eram os primeiros filmes, os gêneros cinematográficos, roteiro, e cada passo da ação até chegar ao desenlace final.  “Eles vão percebendo a fusão de todas as linguagens artísticas que envolvem a produção de um filme, cartaz de cinema”, explica a professora.

Os estudantes também conhecem as etapas do filme para apresentar os personagens, trama e o movimento para envolver o espectador. As três turmas do 9º ano produziram um total de 18 filmes, dos mais diferentes gêneros: como comédia, suspense e documentário.

A aluna Bárbara Marques, 14 anos, se dedicou a um documentário sobre questões sociais, ao relatar o trabalho dos catadores de lixo. “Realizei muita pesquisa e entrevistas. A integração das pessoas é importante e todos tem sua responsabilidade”, avalia. O estudante Diego Sartoretto se dedicou a edição do filme A maldição do Palhaço, uma mistura de terror e comédia. “Gostei do resultado, porque consegui fazer o público rir”, afirma.

Classificação

Turma 91

1º lugar – A maldição do palhaço

2º lugar –  A lenda de Hernandito

Turma 92

1º lugar – Chapecó: Cidade do crime

2º lugar –  Não assista esse filme

Turma 93

1º lugar – Onde está Sofia?

2º lugar –  A  Excluída