Publicado em 03.04.2018 - Notícias - Sem comentários

Qual a profissão que quero seguir?  Muitos alunos se deparam com dúvidas e não conseguem responder facilmente esta pergunta.  Para auxiliá-los a encontrar a resposta, o Colégio Exponencial realiza o Projeto Vida, de orientação profissional, direcionado aos alunos de 1ª a 3ª Séries do Ensino Médio.

O diretor do Colégio Exponencial, Élio Maldaner, explica que o projeto busca contribuir para tomada de decisões conscientes. “O projeto contribui para que os alunos tenham autoconhecimento, aprendam a estudar e organizar a vida pessoal. Além disso, o projeto apresenta visão de mercado, de habilidades e competências que o futuro profissional deve ter, facilita na tomada de decisões”, destaca.

Para os alunos de 1ª e 2ª séries, este projeto está sendo desenvolvido pela facilitadora em Educação Emocional, Fabiana Nunes Ribas, com atividade trimestral.  No primeiro trimestre foi abordado o tema – Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA). Esta atividade foi realizada em paralelo ao projeto Valores para a Vida, implantado neste ano no Colégio Exponencial, com estímulos a formação ética e de valores dos alunos.

Na abordagem do tema CHA, a facilitadora estimulou a reflexão sobre as formas de viver em sociedade, com atenção as habilidades socioemocionais. “As pessoas são contratadas pelas habilidades técnicas (conhecimentos), mas na maioria das vezes, inclusive dessa geração que vem para o mercado de trabalho, estão sendo demitidas pela deficiência de habilidades socioemocionais, de relacionamento”, explica.

A próxima atividade irá abordar o tema: Como eu aprendo?,  o último tema será Administração do tempo – como me organizo para otimizar o tempo e trazer resultados. “Essas atividades buscam proporcionar ferramentas para que os alunos tenham entendimento melhor sobre eles e de que forma podem ser mais produtivos. O objetivo é integrar eles tanto no processo escolar, quanto no processo de vida e na escolha profissional. Eles começam a ter o conhecimento maior de quem são, para poder decidir o que irão fazer”, destaca Fabiana.

Os alunos do Terceirão terão atividades de orientação profissional. O primeiro encontro será em 4 de abril às 15h, com o tema: Autoconhecimento no processo de escolha profissional, o segundo encontro será em 27 de abril com o tema: O processo de Escolha. As palestras serão ministradas pela psicóloga Michele Gaboardi.

O diretor lembra que a programação para o Terceirão segue com um bate-papo sobre mercado de trabalho, em 18 de maio.  Também será agendada uma visita universitária, “o objetivo é conhecer os cursos mais procurados pelos alunos”, destaca Maldaner. Os alunos também tem a disposição o atendimento individual para auxiliar na tomada de decisão com orientações.

Segundo a auxiliar de coordenação do Ensino Médio, Dirlei Wagner, o Exponencial sempre se preocupou com a orientação profissional, “além do conhecimento científico, estamos contribuindo para que o estudante decida de forma mais consciente e assertiva o seu futuro profissional”, destaca.