Publicado em 05.10.2018 - Notícias - Sem comentários

interna destaque

Com muita criatividade, pesquisa e dedicação, os estudantes do 6º ano (EF2) ao 2ª série do Ensino Médio transformaram conhecimento em experimentos, durante a Feira de Ciências realizada no Colégio Exponencial, nos dias 2,3 e 4 de outubro. A Feira teve como foco a área de ciências naturais, que inclui as disciplinas de química, física e biologia.

A preparação iniciou no primeiro semestre. Desde o mês de maio os alunos estavam recebendo orientação para a escolha do tema, elaboração do projeto e testes dos experimentos, até a chegar à socialização à comunidade escolar, com apresentação das pesquisas na Feira.

Os alunos e visitantes puderam conferir experimentos. “Os resultados estão sendo bem satisfatórios, percebemos o interesse e o brilho nos olhos dos alunos durante a apresentação”, avalia a professora de Ciências, Alanza Mara Zanini.

Para explicar a teoria cinética dos gases, um grupo da turma 82 fabricou o canhão de batata. Feito com cano de PVC, o canhão foi acoplado a uma válvula de pneu para encaixar a bomba de ar. Com a força do ar e obstáculos do canhão, a batata era projetada. “Precisamos pesquisar para depois fazer a montagem, estamos satisfeitos com o resultado. Isso nos estimula a pesquisar e entender melhor os conteúdos”, afirma a aluna Bianca Tomazelli, do 8º ano.